HISTÓRIA

   Conta a lenda... Tradição oral passada de pai para filho. E confirmada por Tia Rizete que sabe, pois viveu grande parte da história contada... 
  Joaquim das Neves, conhecido por Campeão Africano devido a sua força física apresentada em números circenses do Circo Bertine, chegou ao Brasil por volta de 1885 - 1895, não sabendo ao certo precisar datas. Na Argentina, de onde vem, tinha o nome de Emílio Cueto Guerrero e passou parte da infância e adolescência em colégios internos pois, a esposa de seu pai o perseguia para o matar. Filho de uma mulata escrava muito bonita e do dono da fazenda; pessoa de muitas posses e prestígio político na Argentina ( com bases em pesquisas e dados coletados pelas filhas dele podemos arriscar o palpite de que família seria). Ao descobrir o romance de seu marido e uma escrava, a esposa mandou construir uma fogueira onde foi morta a mãe de Joaquim das Neves ou Emílio; com isso seu pai o escondia em colégios para que ninguém pudesse o encontrar, mas sempre fugia e voltava para a fazenda ou para o haras onde ficava junto aos empregados até ser descoberto por seu pai.
  Nestes períodos que ficava entre os empregados, comiam churrasco de cavalo e passavam a noite em rodas de violão, onde aprendeu a cantar e a tocar.
  Era um homem culto, escrevia bem, falava francês (língua da sociedade culta) andava sempre bem vestido e trajado de cartola e bengala.
  Como chegou ao Brasil? É uma história nebulosa que não sabemos ao certo... Mas, ele cometeu um crime na Argentina e iria ser fuzilado. Antes do seu fuzilamento conseguiu fugir através de um cano fluvial que terminou no mar. E em mar aberto nadou muito até descansar em uma ilha; continuou a nado até chegar a um porto onde entrou no porão do primeiro navio que viu. Chegando a Recife, onde ficou sabendo que havia chegado ao Brasil.
  Ele mesmo não tocava neste assunto mas dizia que antes de morrer contaria toda a história à Tia Rizete.
 Já no Brasil, saiu de Recife e foi ao Rio de Janeiro. Com a nova identidade de Joaquim das Neves. No Rio de Janeiro foi viver com a dona de uma casa de tolerância e ali trabalhava; frequentava teatros, cinemas e a vida noturna carioca.                            Quando, certa vez,  dois homens o seguiram por uma rua  e o chamaram pelo seu verdadeiro nome. Ele sem olhar para trás, fugiu e retornou ao Recife.
     Na cidade de Recife conheceu um circo pela primeira vez e achou que seria um disfarce perfeito para se esconder. Então, começou a se apresentar cantando e tocando em feiras, e apresentando o número de grande força: levantando cavalos, carros...
     Ao circo foi se agregando pessoas das mais diversas formas: Vó Maria Amélia o seguiu quando tinha dez anos de idade e aos 15 anos em 1922 teve Vó Bertine.
          O palhaço Cheroso, irmão de Tia Rizete, foi encontrado num mangue pendurado num alto coqueiro e chamado por Vô Joaquim atendeu e se uniu a trupe. Com ele, sua mãe Bila e depois sua esposa Carmelita. 



JOAQUIM DAS NEVES